quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Fotografia e comentários- sombras 1

O real e as sombras




Um tema que me aconteceu foi as sombras.



Aconteceu-me, há muito tempo, há anos atrás, dar-me conta que as sombras estão sempre onde nós estamos porque a luz existe, bate em nós e recorta-nos, desenha-nos nas telas sempre expostas da realidade.



Comecei a reparar nas formas que as sombras assumem e percebi que elas falam, que elas dizem muito de nós e que posso usar a minha sombra para me exprimir.
Para dizer coisas que me passam pela alma.






E dei comigo a registá-las,


depois, dei comigo a olhar para os meus registos e a completá-las para que exprimam mais claramente emoções e sentimentos.



Aqui apresento algumas sombras que foram registadas recentemente na praia. Estas são sombras na areia. Tenho séries de sombras na água do mar, algumas delas são sombras sobre as ondas, tal como a fotografia que apresento no meu perfil.





Estas imagens apresentam várias formas de explorar o mesmo espaço e ambiente pois todas as que aqui agora apresento, foram registadas no mesmo local e trabalhadas com uma técnica muito semelhante.


A partir de certa altura comecei a criar as sombras,


a combiná-las com o ambiente onde elas se pousam, com os elementos desse real onde me situo no instante.


Depois comecei também a procurar locais específicos onde certos elementos se encontram, e a dar outra vida às sombras através dos meus gestos,

no sentido de poder expressar o que pretendo,

já com uma ideia sobre a técnica com que as vou trabalhar em casa.

No computador, faço ainda diversas experimentações no sentido de aproximar a imagem final, o máximo possivel, daquilo que quero exprimir.






Aqui está outro caminho que nos últimos tempos, em paralelo com os reflexos na água - no fundo são sombras também,


me inquieta,


me perturba,


e me conduz a uma série de aventuras.


Sem comentários: