sábado, 30 de agosto de 2008

Jornalismo - outros temas - cães no lixo

in Postal do Algarve - Fevereiro 2008

Cães adultos violentados encontrados no caixote do lixo

Dois cães estavam mortos e um apresentava traumatismo craniano forte

O animal apresentava sintomas de maus-tratos crónicos

Foram encontrados três cães no caixote do lixo ao pé do Cemitério em Santo Estêvão no passado dia 20. Dois dos cães encontravam-se mortos com ar de terem sido violentados e um, ainda vivo, sofria de traumatismo craniano muito forte. Valerie Morton que habita nas redondezas de Sto Estêvão foi despejar o lixo quando ouviu uns ruídos que a fizeram pensar em cachorros abandonados “porque é costume fazerem isso por aqui”, contou Valerie ao POSTAL DO ALGARVE.
Eram cerca das 18 horas e o céu já escurecia. Chamou o marido, Mathew Morton, que aguardava no carro com as crianças. Mathew necessitou de retirar o lixo quase todo do contentor para chegar aos animais, os três já adultos, aparentemente empacotados em caixas de papelão já ensanguentadas. O casal não fala português mas tentou pedir auxilio como podia. Clarisse que mora ali perto ouviu o barulho e foi ver o que se passava. “O animal que estava vivo fazia uns barulhos que nem sei o que pareciam” explicou, “vinham de dentro, lá do fundo do animal. Não era bem choro, era pior, um barulho estranho. Tinha a cabeça toda rebentada. Fiquei por vida não ter!”. Sem saber o que fazer chamou Cynthia Vero também moradora dos arredores de Santo Estêvão porque “ela é muito amiga dos animais,” explicou-nos Clarisse.
Cynthia observou os cães, “vi que pelos outros dois nada podia fazer”, contou-nos, “agarrei no que estava vivo, meti-o no carro e levei-o à clínica particular que fica rente ao rio, perto da ponte nova, em Tavira, onde têm serviço de urgências 24 horas por dia”. Aí foi atendida por Hélder Pereira, o veterinário de serviço. Hélder Pereira declarou ao POSTAL DO ALGARVE que “o animal trazia coleira mas não tinha micro chip. Era cruzado de podengo, apresentava traumatismo craniano muito forte e sinais de ter sido atropelado ou violentado. Apresentava também lesões de semanas ou meses, sinais de maus-tratos crónicos. Encontrava-se extremamente magro e debilitado”. O animal não conseguiria sobreviver e foi eutasianado.
Foi chamado ao local o Presidente da Junta de Freguesia, José Liberto Graça que indignado, contactou as autoridades. A GNR esteve presente e tomou nota da ocorrência.
Contactado pelo POSTAL DO ALGARVE, José Liberto mostrou-se verdadeiramente incomodado pela situação, não compreende “como há seres humanos que podem cometer atitudes com tanta crueldade”. Afirmou que já não é a primeira vez que coisas deste género ali acontecem. “Há meses abandonaram no caixote do lixo uma série de cães recém-nascidos, felizmente que foram encontrados vivos e houve pessoas que os levaram para casa”.
Se não querem os cães pequenos esterilizem as cadelas. E para quem gosta de levar animais para casa quando são pequenos porque tudo o que é pequeno tem graça, mas quando eles crescem e começam a ser um cargo de que apetece desfazer, ou apenas acreditam que pelo animal estar dependente e indefeso podem sobre ele despejar as suas revoltas e más disposições, possivelmente de nada serve apelar a uma sensibilidade que afinal de contas não existe, mas é bom relembrar que violentar animais é crime punido por lei.

Paula Ferro

Sem comentários: