sábado, 30 de agosto de 2008

jornalismo - outros temas - Santa Luzia - Requalificação da marginal

in Postal do Algarve - Junho de 2007

Santa Luzia com novo visual

“Desapareceu o mau cheiro e tem uma bonita marginal”

“Vai ser concluído o resto da requalificação da avenida”


O dia da Cidade de Tavira, 24 de Junho, foi comemorado em Santa Luzia de modo muito significativo para a vila. Entre outras razões para comemorar destacam-se a inauguração da requalificação da Av. Duarte Pacheco, a marginal de Santa Luzia e a assinatura da escritura pública da cedência do terreno para a construção da nova sede do Clube Recreio e Desporto Santaluziense.
Carlos Belhi, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, mostrou a sua satisfação por “este dia brilhante para Santa Luzia em virtude de Orlando Baptista ter sido distinguido com a medalha de mérito desportivo grau cobre; pela inauguração da requalificação da Avenida Engº Duarte Pacheco, antigamente um lamaçal no Inverno e um monte de poeira no Verão, transformada numa das talvez mais lindas avenidas do Algarve;” afirmou, “ porque a seguir à obra do Porto de Abrigo vai ser concluído o resto da requalificação da avenida; pela assinatura publica da cedência do terreno para a construção da nova sede do Clube Recreio e Desporto Santaluziense; e ainda pelo lançamento do segundo livro do Rui Salvé-Rainha sobre a história de Santa Luzia, desta vez, sobre a história do nosso Clube.” Ao POSTAL DO ALGARVE Carlos Belhi afirma que “é uma honra e um privilégio muito grande Santa Luzia ter começado a mexer nesta altura, no meu mandato. São obras que a Câmara vem programando ao longo dos anos, que todos aqueles que passaram pela Junta de Freguesia lutaram para que se realizassem, por que eu lutei, por que todo o executivo da Junta lutou, para que se tivessem tornado realidade”, sorriu, “Está aqui um bocadinho do nosso esforço também.” Carlos mostrava bem o seu contentamento por “ver isto aparecer, ver a cara de satisfação das pessoas!? Está lindo!”
Macário Correia, presidente da Câmara, num discurso aberto e simples, mostrou a sua satisfação pelo aspecto bonito e asseado que agora apresenta a marginal de Santa Luzia. Falou da importância social e histórica do Clube Recreio e Desporto Santaluziense, da forma como este marcou as vidas e as famílias das pessoas que formam a população desta vila. Afirmou que as novas instalações do clube são uma promessa assumida diante de todos. Depois da cerimónia, juntamente com a família, misturou-se na festa durante a qual comunicou ao POSTAL DO ALGARVE que estava contente porque “de facto hoje é um bonito dia para Santa Luzia, desapareceu o mau cheiro e em vez disso tem uma bonita marginal, muito bem tratada que fica como um grande espaço de lazer e de recreio, em particular nas noites de Verão. Será a sala de estar de muita gente que aqui vive e que aqui passa férias.” Confirmou que “estamos a preparar o lançamento da obra do Porto de Abrigo e depois o arranjo da outra parte da marginal também. Espero que Santa Luzia dentro de pouco tempo fique ainda mais bonita, em particular esta parte da marginal, um espaço de estadia fundamental.”
Rui Salvé-Rainha falou do seu livro e do Clube, factos históricos importantes sobre a realidade da vila e dos percursos das suas gentes. “A apresentação deste livro é o culminar das celebrações dos 75 anos do Clube. Iniciámos estas comemorações no dia 7 de Março que foi quando foram aprovados os estatutos em 1932,” explica Rui Salvé-Rainha ao POSTAL DO ALGARVE,Agora que já publiquei dois livros sobre Santa Luzia, penso fazer um livro sobre Tavira, a parte religiosa, estou envolvido com a Igreja da Carmo, sou Presidente da Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo há quinze ou dezasseis anos. Há muitas histórias sobre o Carmo distribuídas por vários livros. Eu e o Délio Lopes já estamos investigando sobre isso.”



Texto e fotos de Paula Ferro

Sem comentários: