terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fotografia - paisagens viradas a sépia - busca da intemporalidade

Paisagens da Praia do Barril viradas a sépia.


Fotos tiradas em 2006 e 2007.
Paisagem é um tema que há muito me chama a atenção. A natureza é tão bela que não me canso de me extasiar com ela e de a tentar guardar dentro da alma, manter acesa a prova da sua majestade e beleza.
Um local onde não me canso de estar a sentir e a olhar é toda a língua de areia que dá colo à Ria Formosa na zona de Tavira. Pela sua fácil acessibilidade, a Praia do Barril é um dos meus locais que visito com mais frequência.
Começou a nascer em mim a noção de intemporalidade na minha observação da paisagem.
Comecei a tentar evidenciá-la nos momentos que registava e cheguei ao tom sépia.
As fotos que se seguem mostram a paisagem que já não consegue passar sem ter a marca do humano.



A foto que se segue acontece-me numa busca de tentar ver o que é o tempo.
Entendê-lo é tarefa que ao longo da história muitos tentaram e parece-me que no fundo ninguém conseguiu, mas,

senti-lo...

já que vivo dentro dele

percebê-lo no sentido sobretudo da percepção.

O passado, para onde vai o presente mas de onde já vem tudo o que está à vista...

A vivência do mar com a naturalidade de quem está em casa.
As marcas que ficam no mundo natural, integrando-o, sendo, no entanto, mais uma marca da existência do homem com história.
O objecto que ganha vida própria e marcas do percurso da vida dentro dele,
tornando-o expressivo,
animal.

Os barcos,
a lida da vida de quem aconteceu junto ao mar e com ele é obrigado a partilhar o desenrolar do seu dia a dia.



Sobrevivência em forma de desporto,
e o lazer
a partir da fauna marinha



A contemplação partilhada



A integração no saborear de um passeio à beira-mar.







O recanto de paz que se abre



quando as cercas se rebentam no voo
E, eis a magia que renasce inteira
e aberta
a quem a queira saborear.

Sem comentários: